O LIV – Laboratório Inteligência de Vida visa desenvolver habilidades socioemocionais, preparando os alunos para os principais desafios do século XXI. Por meio de dinâmicas e projetos, os alunos desenvolvem habilidades em como lidar com as emoções, interagir com pessoas diferentes e trabalhar em equipe. O LIV é um grande laboratório. Um laboratório um pouco diferente dos que costumamos ver por aí. Aqui, não há tubos de ensaio, nem microscópios de última geração. Nossos experimentos são outros. Nós experimentamos a vida e o que há de mais belo nela: os sentimentos e os relacionamentos. Entendemos como papel da escola ser formadora de seres humanos únicos e sociáveis. Propomo-nos a investir na relação entre o aluno, escola e a família, com tudo aquilo que ela engloba: aprendizado, dificuldades, relações de companheirismo e hierarquia, e, principalmente, interações com pessoas, valores e ideias diferentes. No LIV, o aluno, além de desenvolver o seu pensamento crítico, entende que, com a ajuda de outros, é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo. No LIV não há sentimentos bons ou ruins; todos são permitidos e compreendidos para que possamos lidar com eles da melhor maneira possível. É só praticarmos um pouquinho e… Eureca! Tornamo-nos pessoas melhores. Diversos marcos nacionais e internacionais de educação e direitos humanos esclarecem que o direito à educação está atrelado não só ao acesso à escola e ao conhecimento, mas à formação em todas as dimensões do ser humano. É importante entender que estimular e desenvolver habilidades socioemocionais não significa contradizer a importância dos conteúdos curriculares tradicionais. Pelo contrário, esse estímulo apoia e auxilia na própria aprendizagem do aluno. Tamanha é sua relevância que a educação socioemocional está presente em 6 das 10 competências gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento que define os conteúdos, competências e habilidades que os alunos brasileiros têm o direito de aprender em cada ano letivo nas escolas. Benefícios do desenvolvimento de habilidades socioemocionais: